O que é o Registro de Qualificação de Especialista (RQE)?
É o número de registro nacional das especialidades farmacêuticas. Certifica a formação adicional à graduação.
Quem pode requerer o RQE?
Farmacêuticos com título de especialista emitido mediante prova de títulos por sociedades científicas, congressos da área e pelo CFF, portadores de diplomas e certificados de cursos reconhecidos, incluindo residências e pós-graduações Lato sensu e Stricto sensu (mestrado e doutorado) com carga horária comprovada na área clínica e farmacêuticos com certificados de cursos oferecidos pelo CFF, desde que somem pelo menos 360 horas.
Quais cursos do CFF são válidos para obtenção do RQE?
Cursos do Cuidado Farmacêutico, Prescrever, Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, Dispensar e Cuidado Integrativo, entre outros.
Cursos de atualização de outras instituições são válidos?
Cursos de atualização apenas, ou seja de capacitação para o trabalho, não serão aceitos para a soma de horas necessárias à obtenção do RQE.
Já é possível solicitar o RQE?
Ainda não. A resolução do CFF que institui o RQE será publicada em breve. Após a publicação, haverá um prazo de 30 dias para que entre em vigor e, somente então, será possível solicitar o registro.
A obtenção do título é automática após o pedido?
Não. Mesmo quem já possui os certificados de pós-graduações, cursos do CFF ou título de especialista precisará apresentar a documentação ao seu CRF para análise. Caso esteja em conformidade, o título será emitido gratuitamente.
O que muda na vida do farmacêutico?
O registro do título de especialista será um diferencial para os farmacêuticos e um selo de qualidade para a população. Paralelamente, o CFF segue lutando pela instituição do piso salarial nacional, já aprovado em duas comissões da Câmara dos Deputados. Mudanças não se fazem por decretos. Mas resoluções e leis são fundamentais no processo de construção de uma profissão valorizada. Assim como uma categoria unida e em sintonia com suas entidades. UNIDOS PODEMOS MAIS!