Em breve, farmacêuticos de todo o Brasil poderão realizar o curso de habilitação em prescrição de contraceptivos, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). A proposta de desenvolvimento da atividade foi apresentada em plenária e aprovada pelos conselheiros federais na última quinta-feira (20.02).
A habilitação é considerada uma subespecialidade clínica e se enquadra nas normas para que o farmacêutico possa obter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), juntamente com a carga horária de outros cursos, também regulamentada pelo CFF na mesma data.
O curso terá 60 horas de duração, sendo 48 horas dedicadas a conteúdo teórico-prático, divididas em 4 módulos de 12 horas cada. Além disso, haverá 10 horas de estudo assíncrono e 2 horas destinadas à avaliação. A programação inclui um panorama geral da prescrição de contraceptivos, abordando histórico, importância, dados relevantes e atividades práticas. O conteúdo específico abrange contraceptivos orais, injetáveis e outras apresentações farmacêuticas, seguido de um módulo aplicado de atividades.